NightKids Eletronic Sports - DESDE 25/10/2005
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NightKids Eletronic Sports - DESDE 25/10/2005

Não cansarei de lutar, Não cansarei de te reerguer, GoGoGo Nk's, Esse lema NUNCA vai morrer! WE ARE THE NIGHT!!
 
Portal N PlayInícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarGrupo no Facebook

 

 Champion League Night Kids

Ir para baixo 
+12
Whisky(e0)
(e36)TheUniK
Punk(e21)
Tuka(e11)
NK(e30)DarK
(e17)Mac(e40)
Rodrigo(e36)
Tr1st4n(e40)
NK-ALaN
Monstrin(e6)Nk
Takashi(e3)
Fudencio(e0)
16 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Quanto aqueles que escolherem SILVIA CANNON no torneio "Champions League Nightkids", voce acha que as TABELAS DE SC devem ser permitidas ou proibidas?
PROIBIDAS, pois ninguem é obrigado a usar tabelas para jogar. Nem todos sabem usa-las tambem.
Champion League Night Kids Vote_lcap65%Champion League Night Kids Vote_rcap
 65% [ 13 ]
PERMITIDAS, pois é apenas mais um recurso para jogarmos. E qualquer um pode aprender.
Champion League Night Kids Vote_lcap35%Champion League Night Kids Vote_rcap
 35% [ 7 ]
Total de votos : 20
 
Votação encerrada

AutorMensagem
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 8:51 pm

Bem, pedi pro Dark para deixar eu criar um campeonato interno aqui, e bem , espero que apoiem-me e intendam que estou fazendo isso pela grande falta de tempo do Dark, estou tentando ajuda-lo.
Também aproveitando o tópico, quero pedir desculpas a Tonks pq ja tivemos 2 brigas, não lembro da primeira mas a segunda foi a maior parte culpa minha.
E também ao Baphomet pela minha reação no treino de hoje, e a todos que reclamaram de mim todos esses tempos, vo tenta manera Champion League Night Kids 972822



O Torneio:

Será dividido em fases de confronto direto um contra um, onde haverá dois jogos, um no mapa que o Player X escolher e outro no mapa que o Player Y escolher, todos 6 holes shuffle, com 120 segundos a tacada.

Todos que quiserem participar devem postar a baixo a confirmação que ira participar e logo após o encerramento das confirmações os players deveram pagar como inscrição 5.000 pangs (prazo de 7 dias, aproveitem o treino de sexta-feira pois sábado e domingo ficarei off o dia inteiro pois tenho male cuia que vai das 12:00 as 22:00)para que tenhamos um premio em pangs e outro em pontos do ranking da guild.

Alem da confirmação abaixo, todos que se inscreverem devem postar um mapa fixo, esse mapa vai serconsiderado seu mapa “casa” ele vai ser o mapa que você e seu adversário sempre jogarão uma vez e depois em outro de escolha fixa de seu adversário, por isso escolha um mapa que você jogue bem e ao mesmo tempo que esse mapa seja difícil(ficadica).

1.E se numa fase houver um numero impar de jogadores?

Caso isso ocorra, será criado um grupo de 3 players, onde haverá 3 jogos, esses jogos serão de 3 pessoas 6 holes shuffle 120 segundos.Cada jogo será nos mapas definidos por cada player, o mapa a ser jogado primeiro fica a critério dos jogadores. O vencedor será aquele que ganhar os 3jogos, ou apenas 2, ou ganhar 1 e conseguir empatar os outros 2. Caso cada player ganhar 1 jogo cada, será somado os scores do jogo 1,2 e 3 de cada playere definido o campeão, caso o player 1 e o 2 ganharem um jogo cada e no terceiro empatarem (lembrando que pangs não definem jogo) será somado o score total de cada um dos dois players e definido o campeão.

2. Quando o “pang” será critério de definição para seclassificar?

Os pangs só serão critérios caso haja um empate e na hora de somar os scores também haja empate,daí soma-se os pangs totais e define-se o campeão.

3. E quanto aos horários e afins?

Os horários serão definidos pelos próprios players, caso uma fase inteira já tenha disputado os jogos e apenas 1 grupo não disputou, então esse grupo ganhará 3 dias até disputar os jogos, caso esses jogos não sejam disputados deve-se dar uma explicação decente e verdadeira com um motivo, caso seja confirmado o grupo ganhará mais 3 dias, enquanto isso o resto do campeonato seguira em frente. Após o termino do jogo deverá sertirada uma Print Screen, e postada no tópico no fórum referente a sua fase(ex:semifinal, final, oitavas de final,etc...). Alem de tirar a print screen tirem fotos dos scores, para ser contabilizados os hio’s, albas e pangs.



OBS: Caso o tempo do grupo para jogar se expire os players devem se manifestar dizendo se alguém do grupo que não pode comparecer ou eles não conseguiram jogar mesmo, caso o grupo tenha total culpa ele será desqualificado, caso apenas um player tenha culpa esse mesmo será desqualificado e o outro será definido como campeão.



OBS ²: Dois ou mais membros podem ter como mapa casa o mesmo mapa.



As fases:

O numero de fases vai ser definido pelo numero de players que vão participar mas algumas fases serão diferente.

Final: 2 jogos de 9 holes shuffle 120s com mapa Random. (caso haja um grupo de 3 players, 3jogos de 3 players.).

Semifinal: 2 Jogos de 6 Holes Shuffle 120s com mapa Random (caso haja um grupo de 3 players,3 jogos de 3 players.).

A outras fases vão ser 6 holes shuffle 120s com os mapas escolhidos pelos jogadores.


Premios

1º Lugar: 50% dos pangs arrecadados + Pontos de Ranking
2º Lugar: 30% dos pangs arrecadados + Pontos de Ranking
3º Lugar: 20% dos pangs arrecadados + Pontos de Ranking

Pontos de Ranking:
Campeão: 7 Pontos por participante
Finalista: 4 pontos por participante
Semifinalista: 3 pontos por participante
Quartafinalistas: 3 pontos por participante
Oitavas: 2 pontos por participante
Outras fases: 1 ponto por participante

Champion League Night Kids Tabeladeexemplo


Os pontos serão acumulativos, ou seja se tivermos um campeonato de 5 fases: Final, Semina final, Quartas, Oitavas e Eliminatórias o Campeão receberá 20 pontos por participante, caso haja 6 fases, 21 pontos e assim vai.
Para um exemplo de campeonato com 5 fases:
Campeão:20 pontos p/ part.
Finalistas:13 p/part.
Semifinalistas: 9 p/part.
Quartafinalistas: 6 p/part.
Oitavas: 3 p/part.
Eliminatórias: 1 p/part.

Edit:
Obrigado monstrin por me lembrar, o pagamento vai ser por loja, no caso o que seria 5.000 pangs vai ter q ser 5.250 pangs por causa dos 5% da loja. Desculpem mas sou pobre e não posso pagar 250 pangs de cada player, vai que geral resolve participar (pelo ranking da guild são 31 players = 31 x 250 = 7,750 pangs).

Edit 2:
ATENÇÃO, COMO ALGUNS PLAYERS ESTÃO COM PROBLEMAS, A FINALIZAÇÃO DAS INCRIÇÕES E DOS PAGAMENSTOS FICARAM NO MESMO DIA, 09/11/2010 (TERÇA DA PROXIMA SEMANA), ENTÃO QUEM ESTIVER COM PROBLEMAS TEM ESSE TEMPO PARA SE AJEITAR, CASO NÃO CONSIGA, POSTE A BAIXO OU ME FALE INGAME OU POR MP QUAL SEU PROBLEMA QUE ARRANJAMOS UMA EXEÇÃO.


AGUARDANDO INSCRIÇÕES....



Última edição por Fudencio(e0) em Dom Out 31, 2010 7:24 pm, editado 6 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Takashi(e3)
Membro Nightkids IV
Membro Nightkids IV



N Points : 474
Em Atividade nos Jogos: : Pangya
Reputação : 1
Data de nascimento : 18/09/1993
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 30
Localização : Paraná

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 9:43 pm

Opa, gostei da iniciativa, pode me colocar ae.
Te Pago os 5k assim que te encontrar on
como será definido a tabela? sorteio?
No caso de um jogar tomar DC este ja recebe automaticamente derrota?

Vo pensar qual vai ser minha casa, quando eu te pagar eu te falo.
abrç
Ir para o topo Ir para baixo
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 9:49 pm

Takashi, o Dc vai de definição dos players(pensei nisso pensando no caso do tristan Champion League Night Kids 794870 ) caso alguem tome dc vcs podem jogar novamente no mesmo dia marcar outro dia, mas tudo dentro do prazo. To tentando entra agora no jogo mas deu uns probleminhas aki e tive q instala denovo o pangya

@edit
Esqueci de responder, sim vai ser por meio de sorteios, vou sortear aqui e montar a tabela.
Ir para o topo Ir para baixo
Monstrin(e6)Nk
Membro Nightkids V
Membro Nightkids V
Monstrin(e6)Nk


N Points : 664
Em Atividade nos Jogos: : Pangya
Reputação : 4
Data de nascimento : 30/07/1985
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 38
Localização : Fortaleza-ce

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 9:55 pm

To dentro... mapa casa Wiz Wiz...

como vai funfar essa transferencia de pangs!? quem vai pagar os 5%!? XD povo miserável... hehe
Ir para o topo Ir para baixo
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 9:57 pm

Vc mesmo paga ^^ no caso ficaria 5.250 pangs, vlw por me lembra monstrin tava qse me esquecendo ja.
A transferencia vai ser por loja mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
NK-ALaN
Lider Geral
NK-ALaN


N Points : 1915
Em Atividade nos Jogos: : PangYa, TrakMania( Qse Nunca ), CS ( LOVE )
Reputação : 17
Data de nascimento : 19/09/1993
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 30
Localização : Belém / Pará

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:21 pm

Só não participo por que não tenho tempo pra jogar... (snif)


Boa sorte ae pra qm for.... .-.'
Ir para o topo Ir para baixo
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:23 pm

Blz, tempo como alguem enquanto estou sem pangya divulgar o topico in game?
Encerramento das incrições: Terça-Feira 2/11/2010 Em torno das 22:00 Horario de Brasilia.
Ir para o topo Ir para baixo
Tr1st4n(e40)
Membro Nightkids VI
Membro Nightkids VI
Tr1st4n(e40)


N Points : 843
Em Atividade nos Jogos: : PangYa, DDTank
Reputação : 14
Data de nascimento : 23/02/1994
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 30
Localização : Floripa, SC

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:28 pm

Bela iniciativa Fudencio!
Eu não irei participar, vou ficar só na torcida mesmo, pelo fato de meu pc estar desligando muito mais que o normal, não consigo jogar nem 1 hole sequer.

Mas vai ser legal, tomara que bastante gente participe =D
Ir para o topo Ir para baixo
http://noreasontoblame.tumblr.com
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:31 pm

Formata essa merda logo Champion League Night Kids 794870 .
Se vc se inscrever agora e formatar o mais rapido possivel da tempo de pagar a inscrição, alias se for o caso eu ateh dexo o tempo do seu pagamento passa pelo fato do seu pc e quando você conseguir entra no pangya você me paga mas dai é decisão sua.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo(e36)
Membro Nightkids V
Membro Nightkids V
Rodrigo(e36)


N Points : 598
Reputação : 5
Data de nascimento : 29/09/1994
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 29
Localização : Juara-MT

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:39 pm

Opa depedendo do Dia tamo ai...

Mapa: Ice spa...
Ir para o topo Ir para baixo
Tr1st4n(e40)
Membro Nightkids VI
Membro Nightkids VI
Tr1st4n(e40)


N Points : 843
Em Atividade nos Jogos: : PangYa, DDTank
Reputação : 14
Data de nascimento : 23/02/1994
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 30
Localização : Floripa, SC

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:40 pm

o problema não é nem em formatar, é interno mesmo.. daí pra arrumar só comprando peça nova ou um pc novo..
Ir para o topo Ir para baixo
http://noreasontoblame.tumblr.com
(e17)Mac(e40)
Membro Nightkids IV
Membro Nightkids IV
(e17)Mac(e40)


N Points : 338
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/02/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:42 pm

quanto tempo seria o limite pra ter cada rodada?

eu provavelmente só poderia jogar sábado/domingo de manha ou, se der, a tarde... então fico bem limitado =/

mas gostaria de participar ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptySáb Out 30, 2010 10:46 pm

Mac, as fases não vão ter tempo definido, mas como eu disse no tópico, caso uma fase inteira acabe e apenas um grupo ficar esse grupo tera 3 dias para jogar, caso não consigam jogar devem se explicar para ganhar mais 3 dias, ou seja nesses 6 dias que vcs vao ganhar caso não consigam jogar deve sim cair num fds ^^.

Rodrigo, pq sera q eu ja tinha imaginado que vc ia escolhe spa? ^^
Agora quem tem que escolhe um mapa sou eu^^
Ir para o topo Ir para baixo
NK(e30)DarK
Membro Nightkids VII
Membro Nightkids VII
NK(e30)DarK


N Points : 5237
Em Atividade nos Jogos: : Pangya, Trackmania e Ragnarok
Reputação : 39
Data de nascimento : 14/06/1989
Data de inscrição : 06/02/2010
Idade : 34
Localização : Itaquaquecetuba-SP

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 12:16 am

Vou participar;

Mapa: Wind Hill (novidade Champion League Night Kids 344223 )




Sobre a pontuação no ranking extra, quero mudar uma coisinha.

Facamos o seguinte:

CAMPEÃO:+7 PONTOS POR PARTICIPANTE
FINALISTA: +4 PONTOS POR PARTICIPANTE
SEMIFINALISTAS: +3 PONTOS POR PARTICIPANTE
QUARTAFINALISTAS: +3 PONTOS POR PARTICIPANTE
OITAVAS: +2 PONTOS POR PARTICIPANTE
FASES ANTERIORES: +1 PONTO POR PARTICIPANTE.

A premiacao de pontos no ranking eh cumulativa.

Ou seja, voce ganha os pontos por jogar determinada fase, como exemplificado abaixo:
Champion League Night Kids Tabela10

-
Sobre Dc's, normalmente aplicam a famosa regra de 1 dc volta o jogo. 2 dcs eh derrota. mas nao sei se eh a melhor opcao.

cabe o bom senso.


Última edição por NK(e30)DarK em Dom Out 31, 2010 12:39 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecguerreiros.com.br
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 12:30 am

Sobre os pontos jaja edito o topico então, sobre o dc vamos deixar do jeito que eu coloquei pois como cada fase não ha tempo determinado o grupo que tiver com problema de dc vai ter ai um bom tempo para tentar jogar, e tmb caso haja dc tirar uma ss para provar que não foi quit.
Ir para o topo Ir para baixo
NK(e30)DarK
Membro Nightkids VII
Membro Nightkids VII
NK(e30)DarK


N Points : 5237
Em Atividade nos Jogos: : Pangya, Trackmania e Ragnarok
Reputação : 39
Data de nascimento : 14/06/1989
Data de inscrição : 06/02/2010
Idade : 34
Localização : Itaquaquecetuba-SP

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 12:39 am

bom, coloquei uma imagem pra exemplificar melhor, se quiser, bota ela pra ilustrar =)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecguerreiros.com.br
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 12:42 am

Bem, vc fez um exemplo de 5 fases, vou colocar, mas vou dar uns ajustes, ela ta muito clara, naum consegui enxergar nada ^^

@edit
Na vdd acho que irei fazer outra se não se importar, as letras não estao nitidas.
Ir para o topo Ir para baixo
NK(e30)DarK
Membro Nightkids VII
Membro Nightkids VII
NK(e30)DarK


N Points : 5237
Em Atividade nos Jogos: : Pangya, Trackmania e Ragnarok
Reputação : 39
Data de nascimento : 14/06/1989
Data de inscrição : 06/02/2010
Idade : 34
Localização : Itaquaquecetuba-SP

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 12:52 am

fica a vontade, fiz no paint isso ai soh pra dar uma noção.

Eu acredito que teremos no maximo 5 fases sim, ja que, tendo 5 fases, representaria 32 jogadores.

Como o Nightkids nao tem esse numero de membros ativos...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecguerreiros.com.br
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 12:55 am

O problema sera se tivermos em torno de 26, comecaremos direto nas oitavas dai ^^
Ir para o topo Ir para baixo
NK(e30)DarK
Membro Nightkids VII
Membro Nightkids VII
NK(e30)DarK


N Points : 5237
Em Atividade nos Jogos: : Pangya, Trackmania e Ragnarok
Reputação : 39
Data de nascimento : 14/06/1989
Data de inscrição : 06/02/2010
Idade : 34
Localização : Itaquaquecetuba-SP

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 1:00 am

sim, sim. faça como achar melhor =)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecguerreiros.com.br
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 1:02 am

Pode dexa, nem se preocupe cmg esse campeonato estara em boas mãos ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Tuka(e11)
Membro Nightkids IV
Membro Nightkids IV
Tuka(e11)


N Points : 272
Reputação : 1
Data de nascimento : 14/08/1994
Data de inscrição : 15/09/2010
Idade : 29
Localização : PR

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 1:05 am

Ae Fudencio!
Não li tudo mas to dentro rariariariari
Ir para o topo Ir para baixo
NK(e30)DarK
Membro Nightkids VII
Membro Nightkids VII
NK(e30)DarK


N Points : 5237
Em Atividade nos Jogos: : Pangya, Trackmania e Ragnarok
Reputação : 39
Data de nascimento : 14/06/1989
Data de inscrição : 06/02/2010
Idade : 34
Localização : Itaquaquecetuba-SP

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 1:13 am

voce precisa confirmar qual mapa sera sua "casa" no torneio.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecguerreiros.com.br
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 1:14 am

Leia tudo entaum --'
e diga qual seu mapa casa para mim ir anotando.
Ir para o topo Ir para baixo
Fudencio(e0)
Amigo
Fudencio(e0)


N Points : 245
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/09/2010

Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids EmptyDom Out 31, 2010 1:33 am

Addicionada a tabela de exemplo, o que acharam? 20 minutos levou, se ficou mal feita culpa do horario, 2 da manha e eu fazendo tabela ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Champion League Night Kids Empty
MensagemAssunto: Re: Champion League Night Kids   Champion League Night Kids Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Champion League Night Kids
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Champion League NightKids! Final e Terceiro Lugar!
» Começouu a Champion League NightKids! Oitavas de final.
» Champion League NightKids! Semi Final!
» Champion League NightKids! Quartas de Final!
» Mega sena da Virada Night Kids!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
NightKids Eletronic Sports - DESDE 25/10/2005 :: NightKids E-Sports :: Pangya USA :: Torneios Internos Pangya-
Ir para: